Mononucleose – A doença do Beijo

Carnaval chegando … e muita gente pensando em beijar muitooooooooooooooooooooo!!!

Mas vamos com calma … por que este beija-beija pode acabar muito mal

Resultado de imagem para mononucleose infecciosa

Beijar além de ser muito gostoso pode fazer bem a saúde e melhorar o bom humor.

Esta cientificamente comprovado que o beijo estimula a liberação de endorfina, substância responsável pela sensação de satisfação e bem-estar, pelo cérebro.

Mas muito cuidado, por que  várias doenças podem ser transmitidas pelo beijo:

• Hepatite tipo A, B e C, sendo que a tipo C não tem cura .
  • Herpes labial: causada por um vírus, que se manifesta de tempos em tempos e que não tem cura.
  • AIDS: doença causada por um vírus que diminui drasticamente as defesas do corpo, deixando-o vulnerável a uma série de doenças. Neste caso, a AIDS pode ser transmitida pelo beijo na boca, se houver cáries ou feridas nos lábios ou no interior da boca.
  • Sífilis: uma doença de difícil tratamento, que pode levar a complicações como meningite, doença renal e outras.
  • Carie: causada por uma bactéria que penetra nos dentes, podendo levar a sua perda.
  • Gengivite: inflamação da gengiva que causa dor e desconforto, gerada pelas bactérias que dão origem ao tártaro.
  • Além destas doenças, existem muitas outras que podem ser transmitidas pela saliva e, neste caso, falar, tossir ou espirrar a menos de 1 metro do indivíduo já pode ser perigoso:
  • Rubéola, sarampo, meningite, caxumba, tuberculose e catapora são alguns exemplos destas doenças.

Mas, hoje vamos falar da menos conhecida das doenças transmitida pelo beijo:   A MONONUCLEOSE.

A MONONUCLEOSE ,  conhecida como a DOENÇA DO BEIJO é uma infecção causada pelo vírus Epstein-Barr.

Embora pouco falada é muito comum ,  mais de 2 milhões (Brasil) de casos por ano.
Propaga-se facilmente, por que é  transmitida pela saliva .
Geralmente, pode ser tratado pela própria pessoa
Requer um diagnóstico médico
Frequentemente requer exames laboratoriais ou de imagem
 Resultado de imagem para mononucleose infecciosa

Os principais sintomas da infecção são

• mal estar,
  • dor de cabeça,
  • febre,
  • dor de garganta,
  • ínguas no pescoço e
  • inflamação no fígado
  • fadiga
  • erupção cutânea
Os idosos podem não ter sintomas típicos.
Algumas  pessoas podem ter:
Dores locais: nos músculos
Dores circunstanciais: ao engolir
No corpo: calafrios, fadiga, febre, fraqueza, mal-estar, perda de apetite, suor noturno ou suor.
Também é comum: amídalas inchadas, dor de cabeça, dor de garganta, inchaço dos gânglios, irritação na pele, sensibilidade ou sonolência.

Normalmente, o tratamento dura cerca de 2 a 3 semanas e o clínico geral é o mais indicado para indicar qual o melhor tratamento.

A doença confere imunidade permanente, muito raramente pode apresentar manifestações em uma segunda infecção.

Não há necessidade de isolamento dos doentes uma vez que a infecção ocorre apenas com contato muito próximo ou íntimo. Embora a vacinação tenha uma abrangência que vai além da infecção, pois poderia em tese prevenir inclusive alguns tumores de linfócitos (os linfomas), ainda não existe este recurso com a eficiência e segurança recomendável.

A mononucleose tem cura quando o tratamento é realizado corretamente, porém, é importante o indivíduo fazer exames para confirmar que o vírus foi totalmente eliminado, pois ele pode não apresentar sintomas e continuar a ter o vírus no organismo, podendo-o transmitir a outros.

Como é a propagação:
  • Por produtos sanguíneos (agulhas sujas ou sangue não testado).
  • Por saliva (beijos ou bebidas compartilhadas).
  • Por sexo vaginal, anal ou oral sem proteção.
As recomendações para evitar transmitir a mononucleose incluem:

• Lavar as mãos várias vezes ao dia e, principalmente, depois de terem sido colocadas na boca;
  • Evitar esforços, exercícios físicos e contato íntimo durante cerca de 6 a 8 semanas para não ocorrer ruptura do baço;
  • Evitar beijar;
  • Evitar compartilhar objetos contaminados com saliva, como, por exemplo, talheres, copos ou qualquer outro utensílio que foi colocado na boca.

Estas dicas tem a intenção de fazer com que o Carnaval só deixe boas lembranças pra você!!!