Saiba o que aconteceu no OdontoMerco que não aconteceu!!!

Muito mais que um congresso, uma experiência épica!

Este era o slogan do VII ODONTOMERCO , que ocorreria em Foz do Iguaçu de 28 a 30 de junho.

Evento do qual eu aceitei com muita alegria participar como conferencista  e falar da Acuttox, (técnica criada por mim que preconiza a aplicação de Toxina Botulínica em Acupontos com resultados terapêuticos sistêmicos  e Aplicação de Acupuntura Estética com efeito de Toxina e Preenchimento facial.)

Fui convidada pelo Dr. Wilson Carlos Mendes Júnior, renomado cirurgião dentista de São Paulo e um dos precursores da Harmonização Orofacial do Brasil.

O organizador do Evento e Diretor Executivo do OdontoMerco: Dr. Julio Cezar Sá Ferreira também é o responsável pelo Instituto do Desenvolvimento Humano (IDH)  empresa que realizaria o congresso internacional, solicitou ao Wilson que convidasse outros colegas renomados na Harmonização a nível nacional, e me senti muito honrada por estar entre estes grandes nomes.

Esta seria a sétima edição do Odonto Merco.

Tudo parecia estar maravilhosamente bem e fora de qualquer suspeita, visto que o ODONTO MERCO era um Congresso Itinerante Bianual e que nas outras seis edições que antecederam a esta  foram de absoluto sucesso.

Mas neste ano … o evento estava especialmente incrível … seria um sonho mesmo, veja a  descrição do site do Congresso :

“Preocupação científica, humanística e tecnológica. Desde sua primeira edição, são essas as prioridades do OdontoMerco.

O congresso sempre reuniu renomados profissionais, clínicos, especialistas, pesquisadores e estudantes do Brasil e de países do continente.

Tem como marca o altíssimo nível científico, atividades de conscientização, descontração e calorosas festas de congraçamento.

Muitas opções são oferecidas pela organização do evento: workshops pré-congresso, muitas conferências, fóruns de debate, vários sorteios de presentes – inclusive voo panorâmico, test-drives com poderosas super-máquinas (Camaro, Mustang e Ferrari ) na estrada das Cataratas, para fotos e selfies para nunca esquecer. “

Atividades extra para as crianças que estivessem acompanhando seus pais durante o evento e concurso de Miss, faziam parte do cronograma do evento.

O evento aconteceria no Mabu Thermas Resort:

” Um hotel 5 estrelas para um evento 5 estrelas”, era esta a descrição do local.

Onde aconteceria de forma simultânea o Simpósio Internacional da Água.

No mesmo site trazia o enunciado “Dois grandes rios, as esplendorosas Cataratas do Iguaçu e a gigantesca Itaipú.

Com água em exuberância, por todos os lados, Foz do Iguaçu é o lugar perfeito para discutir-se o bem maior da humanidade: SUA MAJESTADE, A ÁGUA! “

A abertura do Evento seria feita pelo procurador  Dr. Deltan Dellagnol, chefe da Operação Lava Jato, que assim como eu e os demais conferencista também esteve em Foz para participar do evento.

           Seguida na 1ª Noite por um Coquetel de Abertura​, com um espetacular show internacional e uma banda para agitar a galera até o fim. Tudo incluso no valor da inscrição.

 

Na 2ª Noite seria um Jantar Dançante​Cardápio requintado, banda e show, com a realização do Concurso Miss OdontoMerco 2018. Para este evento seria necessária a adesão ao Jantar, que deveria ser feita na secretaria do congresso. Valor: R$ 120,00 (por pessoa – incluindo bebidas)

3ª Noite | Hasta La Vista Baby​

Festa de encerramento na Wood´s com show sertanejo.
A pulseira de entrada está incluída no valor da inscrição.

E assim como eu, centenas de pessoas acreditaram que este seria um grande evento, onde profissionais de toda a América Latina  e do mundo estariam presentes, para compartilhar conhecimento.
E pra minha grande surpresa quando minha filha e eu estávamos dentro do avião no Aeroporto de Congonhas em SP, recebi a ligação do Wilson, dizendo que o evento tinha sido cancelado.
Perplexa, e já dentro do avião… só me restava seguir com o planejado e descobrir o que estava acontecendo.
Chegando a Foz me deparei com a reportagem da Globo no hotel onde eu estava hospedada.
Em Foz, não se falava em outra coisa a não ser no “Golpe” que teria ocorrido.
Bem, fiquei perplexa, indo ao restaurante me encontrei como outros conferencistas conhecidos meus que estavam lá : Fabio Puentes ( Hipnólogo) , Dr. Wilson Carlos e sua mãe Dra. Eunice, também o remonado médico anatomista e escritor Dr. Wilson Pacheco, Dr. Claúdio Gardione e sua filha a atriz global Fernanda Vianna, durante o almoço … estavamos todos nós sem entender o que estava se passando… sem nenhuma explicação oficial.
Nada do que nos fora prometido seria cumprido… e não tinha ninguém lá para nos explicar o que estava acontecendo e por quais motivos um congresso desta magnitude seria cancelado em cima da hora, com grande parte dos professores e muitos alunos já na cidade e outros tantos a caminho.
Neste momento, chega o organizador do evento, Dr. Julio Cezar Sá Ferreira e sem parar de falar ao telefone um segundo, não nos deu nenhuma explicação plausível para o cancelamento, sequer um pedido de desculpa pelos transtornos e danos causados a cada um dos participantes.
Simplesmente falou que o evento estava cancelado e que a culpa seria de “Forças Ocultas” . Segundo ele, as mesmas forças que levaram Getúlio Vargas ao suicídio.  E que pessoas influentes e empresários o estariam perseguindo e uma suposta sabotagem por parte da prefeitura de Foz, devido à oposição política, seriam os motivos do cancelamento.
Nos ameaçou com seu suicídio … disse que  seria a sua única saída. E repetiu isto inúmeras vezes como se isto fosse uma explicação para o que estava acontecendo.
Nossos olhares se cruzavam perplexos, por que não podíamos acreditar no que estava acontecendo diante dos nossos olhos.
E quando questionado, desde quando sabia que não teria o evento e por que não avisou aos participantes com antecedência… simplesmente o Diretor Executivo do OdontoMerco: Dr. Julio Cezar Sá Ferreira  desconversava e sumia de cena.
Bebendo e fumando sem parar um segundo… foi assim o dia todo.
O Diretor Executivo do OdontoMerco: Dr. Julio Cezar Sá Ferreira tem um currículo acadêmico de grande valor… mas como diz o meu amigo Dr. Marco Matroni, títulos são como um farol na parte de trás de um carro… não iluminam o caminho. 
Foi deprimente ver que naquele homem da ciência que um dia foi… não existia um ser humano a ser admirado.
Algumas pessoas que cruzam o nosso caminho… nos servem como uma inspiração de como ser… outras como o  Dr. Julio Cezar Sá Ferreira, como não ser.
Pra mim a frase ” antes de ser um ótimo profissional, seja um excelente ser humano” nunca fez tanto sentido.
Vi na minha frente a comprovação que se a intenção de qualquer coisa que realizamos não for verdadeira e a motivação for só o dinheiro, qualquer ser humano se transforma em algo decadente e digno de dó.
No final da noite … em reunião , nós professores que ali estávamos, resolvemos de forma livre e independente, ministrar nossas palestras aos alunos que ali viessem, desde que Dr. Julio Cezar Sá Ferreira se responsabilizasse pela locação da Sala no Hotel Carimã.
E em comum acordo, os professores decidiram que seria eu que abriria este “Simpósio Independente” … e eu perguntei :
– Vocês tem certeza disto?
– Por que eu vou dizer somente a verdade… não vou por panos quentes… e nem tirar a responsabilidade de ninguém.
E assim , eu fiz, pontualmente as 14 horas estávamos eu e demais professores no auditório e alguns poucos alunos, eu subi ao palco e contei aos que ali estavam o que estava acontecendo, disse que nós conferencistas assim como os profissionais inscritos estávamos no mesmo barco e éramos vítimas inocentes deste trágico evento.
Nisto, um profissional que veio de Oiapoque , se levantou… me congratulou e agradeceu aos demais professores ali presentes, mas disse que iria se levantar e sair da sala  , porque se nós permanecêssemos ali estaríamos prejudicando aos demais inscritos que não teriam como ser ressarcidos dos prejuízos financeiros e morais…
E foi aí que nos demos conta que a nossa iniciativa de dar as palestras poderia ser usada  para tentar “mascarar o golpe”, ainda de quebra serviria para pegar os patrocínios.
Quando cai na real… antes de passar um só slide do conteúdo da palestra …
Resolvi colocar um vídeo que fala de amor, de paz, honestidade e bondade como forma de encerramento.
Bem … ainda estou perplexa e sem entender os motivos que levaram o Diretor Executivo do OdontoMerco: Dr. Julio Cezar Sá Ferreira a fazer tudo isto… não sei o que ele ganhou… mas vi o que ele perdeu… ” literalmente vendeu a alma ao Diabo”, perdeu o respeito, a admiração e a dignidade. Se tornou um arremedo de si próprio, perdido em devaneios e manias de perseguição, imputando a outros a responsabilidade pelos seus atos.
E o pior é que ele permaneceu no mesmo hotel que nós por todo tempo que estivemos lá, se sentava à nossa mesa e conversava naturalmente, sem demonstrar arrependimento ou culpa por tudo aquilo que causara a tantas pessoas.
É…  o destino nos prepara peças…
Na última edição do JPF, eu estava aqui contando pra vocês que o me motiva a sair do atendimento clínico que eu tanto amo… e ir pelo Brasil palestrar era a oportunidade de espalhar o amor ao próximo e o respeito pelo ser humano de forma integral… o título foi ” O amor é contagiante”.
E quem diria que alguns dias depois … eu seria testemunha de tanta falta de amor e respeito ao tempo, ao dinheiro e aos valores de profissionais por parte de um colega…
Quem diria que dentre tantos professores famosos que ali estavam para palestrar … que caberia a mim, a Rafaella dentista de Poço Fundo, ser a única palestrante a falar em nome dos demais 80 professores… contando aos alunos o que de fato aconteceu … e desta forma  seria eu a encabida de abrir e fechar um “congresso dos sonhos que se transformou em pesadelo” em menos de 15 minutos.
Espero sinceramente que se  faça justiça e o que aconteceu não saia impune… 
Por que precisamos ver  a “CORRUPÇÃO E A IMPUNIDADE NO BRASIL”, tema que por ironia do mesmo destino seria a abertura do Congresso, ser combatida exemplarmente. 

A única coisa que posso garantir que foi verdadeira no enunciado do site do congresso que não aconteceu  é que realmente foi MUITO MAIS QUE UM CONGRESSO … FOI UM EXPERIÊNCIA ÉPICA E COM CERTEZA INESQUECÍVEL…

O que trago de positivo desta experiência?
Claro que eu trouxe na mala de volta muita aprendizagem e minha mala voltou cheia de amor .
Por que as amizades que fazemos em situações limítrofes se tornam laços fortes e duradouros e serão levadas pelo resto da vida e  a comprovação que a verdade sempre prevalece.
Então isto me motivou ainda mais a seguir este caminho que se abre à minha frente …
por que  eu vi que o mundo tá precisando mesmo de gente que fale de amor e de respeito ao próximo, gente que goste de gente , que se importe realmente … e por onde eu for … é este amor que eu vou levar !!!
Por onde eu “Flor- florescerei”
Na próxima edição vou contar pra vocês das pessoas maravilhosas que conheci lá em Foz e dos projetos motivadores que estão sendo desenvolvidos pelo mundo e quero dividir com vocês.
 “GANHAMOS  A VIDA ATRAVÉS DO QUE RECEBEMOS, MAS FAZEMOS UMA VIDA ATRAVÉS DO QUE DAMOS. ” (Winston Churchill)