Periodontia

Periodontia (peri: em volta de, Odonto: dente) é a especialidade odontológica que estuda e cuida das doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes. Este aparelho é formado por gengiva, osso alveolar, ligamento periodontal e cemento. As alterações patológicas do periodonto são chamadas doenças periodontais, como, placa bacteriana, gengivite, periodontite.

Periodontistas são dentistas que são especialistas na prevenção, diagnóstico e tratamento dessas doenças que afetam as gengivas e as estruturas de suporte dos dentes.

 

O que é Doença Periodontal?

É uma doença que pode ocorrer silenciosamente causando infecção nos tecidos que suportam os dentes (gengiva, osso alveolar e fibras do ligamento periodontal).

1 periodonto saudavel

É uma das principais causas de perda dentária em adultos. Ela é causada pelo acúmulo de placa bacteriana (ou biofilme dental) ao redor dos dentes, entretanto, outros fatores como os citados a seguir também podem afetar a saúde gengival: fumo, estresse, diabetes, medicamentos, genética, gravidez, bruxismo, doenças sistêmicas.

 

Como podemos identificar a presença da Doença Periodontal?

Os principais sinais são verificados na gengiva:

  • Sangramento durante a escovação ou uso do fio dental.
  • Aspecto inchado e brilhante
  • Cor mais avermelhada
  • Presença de pús
  • Alteração do seu formato e contorno irregular
  • Mobilidade dentária
  • Mau hálito
  • Presença de tártaro ao redor dos dentes.

 

Estágios da Doença Periodontal:

Gengivite: Este é o primeiro estágio da inflamação gengival causada pela placa bacteriana (uma película incolor e pegajosa) que se forma na margem da gengiva. Se a escovação e o uso do fio dental diariamente não forem suficientes para remover esta placa, ela produzirá toxinas (venenos) que podem irritar o tecido gengival, causando a gengivite. Nesta fase, pode-se notar algum sangramento durante a escovação e o uso do fio dental.

2 Gengivite

Periodontite: Neste estágio, o osso e as fibras de sustentação que mantêm os dentes em posição são irreversivelmente danificados. Ao redor da sua gengiva pode começar a se formar uma bolsa periodontal que avança para baixo da gengiva e onde ficam armazenados os detritos e a placa bacteriana.

3 Periodontite

Periodontite avançada: Neste estágio final da doença, as fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão muito destruídos, o que faz com que os dentes migrem ou mudem de lugar ou se tornem abalados ou móveis. Isto pode afetar a mordida e, se o tratamento não for eficaz, corre-se o risco de perder os dentes.

 

Tratamento:

O tratamento dependerá do tipo e do estágio que se encontra a doença periodontal.

 

As opções de tratamento incluem:

Raspagem para remover o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva e alisamento para suavizar as irregularidades nas raízes dos dentes, dificultando assim a aderência da placa bacteriana.

Cirurgia periodontal, quando as opções anteriores (raspagem e alisamento) não deram resultado satisfatório. Normalmente ocorre em casos de bolsas periodontais profundas.

 

Terapia periodontal de suporte (manutenção):

A manutenção é um programa contínuo desenvolvido para prevenir recorrência de doenças periodontais em pacientes que se submeteram ao tratamento periodontal. Esta fase avançada do tratamento irá permitir ao periodontista avaliar sua saúde bucal e certificar-se que seu periodonto permanece saudável.

 

Prevenção:

Para ajudar a proteger contra a doença periodontal, é fundamental prevenir a formação da placa.

Lembre-se de fazer visitas regulares ao dentista, além de uma higienização oral correta (escovar os dentes e usar o fio dental diariamente).

 

Cirurgia Plástica Periodontal:

Estes procedimentos periodontais têm o objetivo de minimizar ou corrigir problemas de retração gengival, através de técnicas de recobrimento das raízes dentárias expostas, melhorando a estética do seu sorriso.

Se você possui retrações gengivais em um ou mais dentes, ocasionando exposição das raízes dentárias e, conseqüentemente, seus dentes parecem mais longos, ou você apresenta sensibilidade ao comer ou beber líquidos gelados ou quentes, você é candidato a este tipo de tratamento.

Suas gengivas podem ter retraído por diversas razões, incluindo escovação dentária agressiva ou doença periodontal. Você pode não conhecer a causa da retração, mas antes do tratamento, iremos ajudar a identificar o fator ou fatores que contribuíram para o problema. Uma vez que estes fatores estiverem sob controle, o tratamento das retrações gengivais irá reparar os defeitos e prevenir retrações adicionais e perda óssea.

Diversas técnicas estão disponíveis para o recobrimento das raízes expostas, incluindo enxertos dos tecidos gengivais no caso de retrações mais avançadas. Estes procedimentos podem ser realizados em um ou mais dentes para corrigir sua linha gengival ou reduzir a sensibilidade.

Existem também procedimentos periodontais com o objetivo de diminuir o sorriso gengival. É usado quando a gengiva cobre parte dos dentes, deixando-os pequenos, ou em casos quando o sorriso mostra um excesso de gengiva. Nestes casos são realizadas cirurgias de aumento de coroa clínica.

A Periodontia é a área da Odontologia que diagnostica, previne e trata as doenças relacionadas aos tecidos que dão sustentação e proteção ao dentes (gengiva, ligamento periodontal, cemento, osso alveolar, e mucosa mastigatória).

 

A cirurgia plástica gengival tem o intuito de melhorar o aspecto do sorriso gengival, corrigindo alguns defeitos através de cirurgias


PERGUNTAS E RESPOSTAS

  • O que é Doença Periodontal?
    É uma infecção causada por ações bacterianas que se acumulam ao redor da coroa dos dentes ou nas regiões sub gengivais das raízes, formando o tártaro, o que provoca perca do asso alveolar, causando dessa forma o “amolecimento” dos dentes afetados.
    A doença gengival vai desde uma Gengivite localizada a uma Periodontite generalizada.
  • Qual a diferença entre Gengivite e Periodontite?
    Gengivite é a inflamação gengival causada por ação bacteriana, causando inchaço e sangramento ao toque, enquanto que a Periodontite é a inflamação dos tecidos que fazem a sustentação dos dentes (osso, ligamento periodontal, cemento) além também da inflamação gengival.

  • A Doença Periodontal tem tratamento?
    Sim. O tratamento consiste em remover o agente causador da doença, no caso as placas bacterianas e os tártaros em torno do dente, em alguns caso a associação de medicamentos.

  • O que é Cirurgia Plástica Gengival?
    É a correção cirúrgica de defeitos na gengiva, como exposição de raízes.

  • O que causa a exposição radicular?
    A exposição radicular pode ser conseqüência de periodontite, traumas de escovação e oclusão (mal posicionamento dos dentes).