Laser na Odontologia

laser 2

A utilização do Laser é uma das grandes inovações no tratamento odontológico nos últimos anos e está ao seu alcance aqui na Odonto Saude Spa, por que o nosso compromisso é a incorporação de métodos menos invasivos com a finalidade de minimizar a dor e desconforto dos nossos pacientes. 

A luz laser está relacionada com os sonhos humanos de conquista, de evolução, de poder.  Tornando possível o que se considerava impossível, colaborando significativamente com áreas que variam desde a ciência aeroespacial até ao diagnóstico na Medicina e Odontologia.

  • A luz laser tem maravilhado o ser humano em cada uma de suas tentativas de viver com mais conforto, com mais saúde e com mais sabedoria.
  • Laser é uma luz com características muito especiais, que lhe conferem propriedades terapêuticas.
  • O laser emite sempre uma luz pura, sem mistura, diferentemente da luz comum, formada de vários comprimentos de onda.
  • A utilização do laser tem atuado de forma positiva e eficaz nos tratamentos odontológicos, sejam eles estéticos, cirúrgicos ou terapêuticos .
  • Os efeitos terapêuticos obtidos são: antiinflamatório, analgésico e reparação tecidual.
  • É uma ajuda importante à prática profissional em associação com quase todas as especialidades odontológicas.
  • O aumento substancial do interesse pela terapia tem sido notado em círculos científicos, devido ao significante número de resultados satisfatórios com o tratamento.

 

 

curiosidade Você sabia ? A palavra LASER significa light Amplification by Stimulated Emission of        Radiation que, em português, seria “luz amplificada pela emissão estimulada de radiação” . A luz laser não é uma luz natural, é produzida pelo homem a partir da emissão estimulada de radiação.

 

TIPOS DE LASER

OS lasers são equipamentos que podem levar uma quantidade muito grande de energia aos tecidos, com extrema precisão, interagindo com os tecidos de forma particular.

Para cada tipo de laser tem-se uma interação tecidual, de forma específica. Isso justifica a existência de vários tipos de lasers, com diferentes meios ativos, resultando em comprimentos de onda diferentes, com diversas formas de interação de acordo com o tecido a ser tratado.Existem quatro tipos de laser.

  1. Um deles é o laser para clareamento dental, associado com a tecnologia de luz LED que clarea os dentes, atuando em conjunto com um gel específico , sobre um dentes escurecido deixando- os mais claro.
  2. Um outro tipo é o laser terapêutico, que usamos em substituição aos medicamentos ou em conjunto com eles, que é responsável pelo alívio imediato da dor , é usado como antitinflamatório e ajuda na cicatrização.
  3. Outro tipo de laser é o cirúrgico, que remove tecido ,corta e vaporiza , podendo ser usado em cirurgias , e também pode ser utilizado para a remoção de cáries e para a descontaminação e esterilização de lesões nas gengivas,ossos e infecções no interior do canal do dente.
  4. Além desses, existe ainda um laser usado exclusivamente para diagnóstico precoce de cáries .

    Qual a vantagem do laser que faz o clareamento dental ?

    clareamento-dental-laserA principal vantagem do clareamento dental à laser e a redução de tempo de tratamento . Neste procedimento , o clareamento dental é realizado no consultório , em que a gengiva do paciente é protegida e sobre todos os dentes do paciente , arcada superior e inferior ,é aplicado um gel clareador (peróxido de hidrogênio15%) e a luz laser é utilizada para acelerar o processo de remoção do pigmento escuro na superfície do esmalte e no interior do dente , sem causar danos ao dente . Este procedimento dura em média 40 mim cada sessão, sendo necessária com 3 sessões , com intervalos de 4 dias , podendo ser realizado anualmente.Casos mais com um maior grau de escurecimento é necessário associar com a técnica de clareamento caseiro, para otimizar resultados. No entanto , existem contra-indicações para o clareamento dental á laser : grávidas e lactantes ,idade mínima 16 anos e pacientes que fazem uso de medicamentos para pele . A relatos de alguns pacientes de sensibilidade , nas primeiras 24h , sendo necessário o uso do laser terapêutico ou medicação via oral como analgésicos ou antiinflamatórios .

    Qual a vantagem do laser terapêutico ?

    A grande vantagem é que o laser terapêutico ativa o próprio organismo à produzir certas substâncias que regulam à inflamação, acelera à cicatrização, aumentando à circulação local ,promovendo uma redução significativa do edema, ocasionando um alívio imediato dos sintomas dolorosos ,por exemplo, após à uma cirurgia de um dente ,ou de um implante ,ou de enxertos ósseos e gengival . O laser terapêuticos também podem ser utilizados com o propósito de estimular a formação de dentina reparadora, reduzir a sensibilidade dentinária e a dor nos casos de hiperemia, auxiliar a anestesia nos casos de pulpite severa, promover maior velocidade de reparação do osso na região periapical. Sendo necessário a aplicação imediata à cirurgia , após 48h , 96h e a última aplicação do laser na remoção dos pontos que será no 7dia ou no 10 dia . A aplicação do laser é indolor e rápida, normalmente estas sessões de laser duram aproximadamente 15 mim . O laser terapêutico pode ser utilizado por todas as especialidades na Odontologia , representando um marco na evolução em busca do conforto para o paciente. .

    Qual a vantagem do laser cirúrgico?

    Esse tipo de laser, ao mesmo tempo , que evapora e corta os tecido, provoca coagulação e fechamento de vasos sanguíneos ,vasos linfáticos e terminações nervosas. Isso quer dizer que, nessas cirurgias, não há sangramento, há menos edema depois da cirurgia, e os pacientes têm um pós-operatório muito menos doloroso. Possibilita, portanto, a realização de cirurgias de modo menos invasivo e agressivo. O laser cirúrgico proporciona muitas vantagens em relação às cirurgias convencionais, entre elas o menor trauma cirúrgico e outras como: efeito hemostático mantendo o campo operatório limpo, menor lesão nos tecidos adjacentes e melhor pós-operatório.

    E o laser para diagnóstico, como funciona e para que serve em Odontologia?

    É um laser que opera em uma potência muito baixa, emitindo uma luz visível que vai até o dente, é absorvida na sua superfície e emite uma fluorescência, que pode ser mensura-
    da no painel do aparelho, variando conforme o tipo ou a gravidade da cárie que há no den-
    te. É um método de diagnóstico muito interessante, que desempenha um importante papel na prevenção odontológica sendo mais eficaz que os método convencionais devido à precisão em detectar à cárie o mais precocemente possível sendo bastante utilizado por dentistas americanos , europeus e asiáticos .

     

    Posso substituir todos os meus tratamentos dentários convencionais por tratamentos com laser?Não se pode dizer que o laser terapêutico e o cirúrgico substituam tecnicamente todos os tratamentos convencionais. Eles têm grandes indicações, porém, como todas as técnicas, têm suas limitações.

    É importante lembrar que o tratamento com laser algumas vezes substitui tratamento com técnicas convencionais, mas outras vezes funciona apenas como coadjuvante.

    O laser substitui o tratamento com motorzinho?

    Ainda não .Esperamos que em um futuro próximo o tratamento Odontológico possa ser realizado com laser e outras tecnologias que substituem o motorzinho. No entanto,O uso do laser em dente, ainda que muito efetivo, é limitado,ainda não se podem fazer preparos extensos, como os de coroa, por exemplo, pois o corte do laser ocorrer pelo posicionamento da luz laser perpendicular à superfície tratada , ainda está em desenvolvimento uma fibra óptica que consiga trabalhar com a luz laser de modo paralelo á superfície a ser a aplicada.

     Vantagens do lazer x tratamento medicamentoso de descontaminação?

As vantagens da laserterapia sobre os métodos tradicionais de descontaminação na odontologia vão além da redução microbiana. 

Na laserterapia

  1. Há a possibilidade de redução microbiana localizada somente na área de atuação não causando desequilibrio da flora do hospedeiro.
  2. Um mesmo tratamento elimina bacterias, fungos e virus.
  3. Ativação da resposta do hospedeiro o que propicia melhor ação do sistema  imune.
  4. Não alteram a resposta imune e alguns vezes podem levar a queda na resistência por destruição da flora nativa
    não patogênica.
  5. O número de aplicações vai depender da condição clínica, sintomatologia do paciente e plano de tratamento, tendo sempre em mente que aplicação o benefício pode ser observado durante o curso de resolução da patologia.

Métodos convencionais

  1. Antibióticos levam a redução inespecífica de microrganismos mesmo em sítios distantes da área infectada.
  2. São necessárias três classes de medicações para destruição destes microrganismos: antifúngicos, antiretrovirais e antibióticos
  3. Não induz resistência microbiana. Mesmo antimicrobianos tópicos de usocorriqueiro em consultório como
    hipoclorito de sódio tem mecanismos de defesa e resistencia reportados.