ACUPUNTURA
A Acupuntura é um método que faz parte da Medicina Tradicional Chinesa.
É utilizada há aproximadamente 5.000 anos no Oriente.
Foi criada na China e, mais tarde, incorporada a outros países, como o Japão, Coréia e Vietnã.
Foi introduzida no Brasil há cerca de 100 anos, por imigrantes japoneses que vieram trabalhar nas lavouras de café .
Desde que chegou ao Brasil, a Acupuntura vem se popularizando em diversos segmentos da área de saúde.
Os fisioterapeutas foram os pioneiros no uso da técnica . Seguidos por dentistas, psicologos, e outros profissionais da saúde.
Só por último os médicos passaram a usar. Em 1995, a Acupuntura foi reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e, em 1998, pela Associação Médica Brasileira (AMB).
Dessa forma, oficialmente, a Acupuntura não é considerada terapia alternativa.
ACUPUNTURA NA ODONTOLOGIA
Na área odontológica, os primeiros estudos surgiram em 1974,na França, com o Dr. Michel Bresset, que conheceu a técnica na China.
Desde então, essa técnica milenar vem adquirindo cada dia mais espaço nos consultórios odontológicos.
Também nesta área somos pioneiros em Poço fundo e região.
Utilizamos a técnica aqui desde 2012 como muito sucesso e uma ótima aceitação por parte dos pacientes.
A acupuntura é realizada por meio de agulhas, moxas, imãs, sementes e massagens em pontos específicos.
Atua liberando mediadores químicos endógenos, como as cefalinas e endorfinas, com ação analgésica, relaxante e antiinflamatória.
ONDE AS AGULHAS SÃO COLOCADAS
Ao contrário do que muitos pensam, as agulhas não são aplicadas na gengiva, mas sim em outras áreas do corpo, como as mãos, braços, pernas e pés ou pontos específicos do rosto.
Vários estudos demonstraram a contribuição da Acupuntura na Odontologia, sendo aplicada de maneira convencional, com estimulação manual das agulhas, ou de formas mais modernas, associada ao uso de aparelhos de eletroestimulação ou lasers .
No quadro abaixo está um esquema dos pontos e meridianos de acupuntura:
ANALGESIA E ANESTESIA
A técnica chinesa pode ser utilizada com sucesso na indução de anestesia necessária em alguns procedimentos cirúrgicos, periodontais ou restauradores e no controle de complicações pós-cirúrgicas.
Pelo mecanismo de analgesia, colabora para a diminuição do consumo de medicamentos, o que é especialmente válido principalmente para os idosos ou pacientes que, devido à sua condição de saúde, têm necessidade de consumir vários medicamentos, como os hipertensos, diabéticos, pacientes fibromiálgicos e outros.
PROBLEMAS NA ATM E DORES NA CABEÇA E PESCOÇO
Sua eficácia no tratamento de dores craniofaciais, como nevralgias trigeminais idiopáticas, sinusites maxilares, artrose da ATM, herpes-zoster, dores dentais e cefaléias, também tem sido objeto de várias pesquisas, bem como têm-se obtido resultados favoráveis em pacientes portadores de xerostomia, Síndrome de Sjogren, e nas disfunções temporomandibulares.
A cabeça e pescoço são um dos locais de maior prevalência de dor, inclusive a de origem dentária e do segmento maxilomandibular.
A Acupuntura é um ótimo auxílio no estabelecimento do diagnóstico correto, pois ajuda na eliminação de dores provenientes desses fenômenos secundários, determinando uma terapêutica adequada para cada caso.
BRUXISMO
Cresce o interesse entre pesquisadores, no estudo da eficácia da Acupuntura, em pacientes portadores de bruxismo. Tal técnica se apresentou apta a diminuir o nível de atividade muscular em repouso nesses pacientes, reduzindo, assim, sinais e sintomas da doença.
NA SENSIBILIDADE DENTAL
As agulhas em pontos específicos para diminuir as dores do tratamento. Tal fato tem atraído pacientes que antes se recusavam à correção ortodôntica, pq dimunui muito a dor na movimentação até a posição correta.
A Acupuntura não se mostra eficaz em odontalgias (dores de dente).Essas condições são de natureza diversa, podendo ser: pulpite, sensibilidade dentinária, periodontite, pericementite, fratura dentária, pericoronarite e alveolite.
O que é saúde?
Como através da acupuntura o paciente alcança seu equilibrio, os temores e medos infundados deixam de existir, proporcionando um atendimento mas tranquilo.
E desta forma você pode concluir que a acupuntura não trata da doença e sim de deixar a pessoa saudável, por que saúde não é ausencia de doença. Saúde é o perfeito equilibrio físico, mental e espiritual.