Você sabia que existem alimentos que contribuem para o aumento das cáries, são chamados de alimentos cariogênicos e outros que contribuem para o seu controle, conhecidos como alimentos protetores?
Então, Hoje falaremos um pouco mais sobre os nossos hábitos alimentares e de como podemos contribuir para o nosso sorriso e nossos dentes através dos alimentos saudáveis.
Desde o nascimento dos nossos primeiros dentes, os alimentos sólidos são importantes para o exercício da mastigação.
Recomendamos sempre que a dieta deve ser equilibrada para garantir a saúde do seu sorriso e funcionamento regular do nosso organismo.
Lembre-se que quanto mais você comer esses alimentos citados acima, e quão mais próximo estiver de dormir, maior será o risco de formação de cáries. Então, não se esqueça, sempre após comê-los, sempre escovar os dentes.
Há alimentos que protegem contra a cárie? Sim . São os alimentos protetores.
Agora vamos aos alimentos que fazem bem ao seu sorriso, aos seus dentes, os alimentos que evitam o aparecimento de cáries.
Existem alimentos como o queijo e o leite que são considerados protetores dos dentes. Eles apresentam alto conteúdo de cálcio e fosfatos, que protegem contra a desmineralização do dente.
Peixes, ricos em ômega 3, o consumo habitual, além fazer bem aos dentes e evitar cáries, evita processos inflamatórios e favorecem a cicatrização.
Fibras, que estão presentes em cereais, verduras e frutas, ajudam a limpar os dentes e têm substâncias que limpam os tecidos gengivais.
Leite e derivados, como são ricos em cálcio e fosfato, ajudam na fortificação dos dentes, elevam o pH da boca e reduz o ataque dos ácidos no esmalte dos dentes.
Arroz e feijão, famoso por conter flúor, quando retém uma boa quantidade na saliva, ajuda a proteger os dentes contra a cárie.
Alimentos duros e que são comestíveis cru, como a maçã e cenoura, como todos sabem e não é mito, promovem a limpeza dos dentes durante a mastigação, ajuda a manter o bom funcionamento do organismo e evita a formação de placa bacteriana e a formação da cárie.
Resumindo, todos os alimentos que contenha vitaminas, sais minerais, cálcio, fósforo e níveis ideais e adequados de flúor também são aliados para uma boca saudável e evita a tão temida cárie.
Tripe do Sorriso Saudável:
- Controlar sua dieta adotando uma alimentação saudável
- Cuidado com a higiene bucal, diariamente usando técnicas corretas
- Visitas regulares ao dentista, no mínimo duas vezes ao ano.
Quais são os alimentos mais causam cáries?
Os alimentos mais cariogênicos são os que apresentam açúcar na sua composição: os doces, as balas, os caramelos, os chocolates, os chicletes e os refrigerantes são exemplos desses alimentos.
Existem alguns alimentos que escondem o açúcar na sua composição, como a mostarda e o ketchup.
Todos esses alimentos podem ser consumidos, mas de maneira racional, isto é, junto às principais refeições, seguindo-se a escovação.
A freqüência com que se come o açúcar é mais importante que a quantidade, propriamente dita.
Por isto, um fator importante são os horários das refeições, temos que nos atentar de quando consumir alimentos açucarados e ácidos, pois são alimentos que diminuem o pH da boca e aumenta a vulnerabilidade dos dentes causando até doenças bucais em um caso mais grave.
Isto porque quando você ingere açúcar, os seus dentes ficam expostos aos ácidos produtores de cárie durante 20 a 40 minutos; se você ingerir açúcar 5 vezes ao dia, os seus dentes poderão ficar expostos aos ácidos produtores de cárie mais de 1 hora.
De todos os alimentos que favorecem o aparecimento de cáries, o açúcar e o amido de milho encabeçam a lista de alimentos que são vilões dos dentes e consequentemente, vilões do seu sorriso, por que fazem com que bactérias que estão presentes na nossa boca produzam ácido, que atingem diretamente o esmalte dos dentes, e assim, começa aparecer as primeiras cáries
Outra dica é consumir moderadamente alimentos ácidos que não possuam açúcar refinado, frutas ácidas como limão, abacaxi e laranja, conhecida como frutas cítricas, também devem ser consumidas com moderação pois atacam diretamente o esmalte dos dentes.
O açúcar também pode estar presente em medicamentos líquidos e xaroposos, portanto, após ingeri-los, é preciso escovar os dentes.
A ingestão de farináceos e salgadinhos, principalmente entre as refeições, é um hábito considerado pouco saudável, quando se pensa em prevenção da doença e, portanto, deve ser evitado.
O mel ou o açúcar mascavo podem substituir o açúcar sem danos aos dentes?
Esses alimentos são ricos em açúcares facilmente transformados em ácidos pelas bactérias cariogênicas. O hábito de adoçar alimentos ou lambuzar a chupeta com mel pode provocar lesões de cárie, portanto, deve ser evitado.