BOTOX PARA TRATAR ENXAQUECA E CEFALÉIA TENSIONAL
Pra ser sincera o meu interesse inicial para uma outra alternativa de tratamento contra cefaléia, foi em beneficio próprio.
Já que eu sofria há anos com dores de cabeça intensas e que erroneamente foi tratada como sinusite, ou seja, tomei muito antibiótico á toa.
As crises de dor de cabeça começaram quando eu era ainda uma adolescente. Foram piorando cada vez mais. Eu tentei de tudo.
Foram inúmeras vezes que tive que desmarcar todos os meus pacientes e compromissos, e ficar trancada no quarto escuro, por que não suportava luz, de abaixar a cabeça tinha naúseas, e qualquer som era insuportável.
Até que um neurologista me pediu que realizasse uma tomografia e depois uma ressonância onde comprovou que não havia nada de errado que desencadeasse dores tão intensas e limitantes.
Após o diagnóstico de CEFALÉIA TENSIONAL, até tratamento com antidepressivos e remédios antiepiléticos (Topiramato) de uso constante eu fiz. Mas as enxaquecas continuavam..
Eu tomava um, não resolvia. Aí eu buscava outro tipo de analgésico para ir resolvendo. Comecei a ficar viciada em analgésico. É o que acontece com muita gente. No desespero para resolver o problema, adquire-se outro.
Mas pesquisando na internet, como vc está fazendo agora descobri um caminho diferente que vinha sendo explorado com sucesso há mais de 15 anos na Europa e E.U.A e assim que foi liberado para uso no Brasil , procurei fazer um curso que me habilitou no USO DA TOXINA BOTULINICA (popularmente conhecida como Botox) NA ODONTOLOGIA.
Meu desespero era tamanho que me ofereci para experimentar a técnica no curso mesmo. Gente foi o dia da minha libertação… desde então não faço uso de nenhum medicamento e ainda de quebra … o efeito colateral foi ficar sem nenhuma ruga, com as sombrancelhas arqueadas e no final de 12 horas de trabalho com aquele ar de descansada.
Na Bahia está sendo desenvolvido um estudo que trata exatamente deste tema.
Os estudos na Bahia começaram em 2011, após a Vigilância Sanitária liberar o uso da substância no Brasil contra a dor de cabeça. Estes estudos revelaram que a toxina, além de relaxar, bloqueia o processo doloroso três dias depois da aplicação.
“Os neurotransmissores que estão envolvidos no processo de dor, que são combatidos com a toxina botulínica, precisam de um tempo para ter um rearranjo para ter uma reorganização dos neurotransmissores”, acrescenta o cientista.
Este método usa injeções de toxina botulínica, uma substância que provoca o relaxamento muscular.
A toxina é bem conhecida em tratamentos estéticos. Aplicada nos músculos da face, ela é um recurso utilizado há muito tempo para disfarçar as rugas. Foi assim que seu efeito contra as enxaquecas acabou sendo notado.
“A maioria das pacientes que melhorava de suas rugas se referia também à dor de cabeça.
A partir daí, alguns estudos foram feitos, especificamente para o tratamento da dor de cabeça”, explica o neurologista Ailton Melo, da UFBA.
Fazer a dor parar não apenas por algumas horas, como faz um analgésico comum,
mas até por alguns meses.
Para quem tem enxaqueca, esta promessa parece um sonho. Mas é realidade.
O tratamento foi descoberto por acaso nos anos 1980 no Canadá.
Marinalva participou do estudo em Salvador: 85% dos pacientes que não respondiam a outros tratamentos tiveram melhora com a toxina. Ao contrário do analgésico, que alivia a dor por pouco tempo, o efeito do medicamento dura até quatro meses.
“Eu uso a toxina, faço controle alimentar, e não sinto dor de cabeça. Maravilhoso”, comemora Marinalva.
A vida sem dor é outra coisa.
Marinalva voltou para as corridas diárias na orla de Salvador.
A parte ruim do tratamento é o preço ainda elevado e a dorzinha na hora da aplicação.
“Dói um pouco. Mas nada pior do que enxaqueca. Enxaquecaé muito pior”, reforça.
“Ficar sem as rugas foram consequência do tratamento”, ri Marinalva.
“Claro que a gente fica satisfeito. Funcionar para a dor de cabeça e ainda tirar as rugas!
É muito bom, porque eu estava doente, eu estou saudável e hoje eu estou sem rugas.”
NA ODONTO SAÚDE SPA
Estamos usando em vários pacientes, que como eu estão satisfeitos com os resultados.
Os resultados variam de acordo com cada paciente, com a intensidade, frequencia e duração das crises.
Mas, todos os pacientes tratados obtiveram melhoras que vão desde a redução significativa das dores até a ausêcnia total de dor, como no meu e em outros muitos casos , durante a duração do efeito da Toxina no Organismo.
O efeito dura de 3 a 6 meses, variando de paciente pra paciente. E após este periodo é necessário nova aplicação.
VEJA ABAIXO O MECANISMO DE AÇÃO DA TOXINA NO MUSCULO E POR QUE ELE É TEMPORÁRIO:
ABAIXO ALGUMAS MATÉRIAS QUE SAIRAM NAIMPRESSA SOBRE O ASSUNTO: