Cisto de erupção (nascimento dental)
Embora assuste muito os pais. Não é um bicho de sete cabeças.
E sua frequência em crianças é muito comum e acomete qualquer dente em erupção, sendo os molares e os caninos mais frequentemente envolvidos.
O cisto de erupção pode ocorrer tanto em dentes de leite (dentes decíduos) quanto nos dentes permanentes.
Mas, é mais comum na primeira dentição, por isto ocorre mais frequentemente até os 3 anos de idade.
Pode apresentar coloração variando de azulada a vermelho-escuro, dependendo da quantidade de sangue no fluido cístico. E apresenta deste um leve inchaço local, até mesmo uma “bolhona de sangue” como muitas mães relatam ao telefone quando solicitam apavoradas uma consulta de emergência.
O que é?
É uma alteração que ocorre nos tecidos moles (gengiva) e pode retardar o irrompimento dentário (nascimentos os dentes).
Isto ocorre devido a uma hemorragia interior ao folículo de um dente cuja coroa dentária não romper a mucosa gengival.
Por isto, também chamado de Hematoma de Erupção, é um processo fisiológico normal e pode existir uma variação muito grande de sintomas gerais associados a ele.
Qual a causa ?
Qual o tratamento?
Como já vimos acima, a ocorrência é mais comum com a erupção prematura dos dentes e seu diagnóstico, em geral, feito clinicamente, não necessitando de tratamento.
Mas, quando há dor, inchaço isto acaba causando desconforto ao paciente ou impedindo a função de sucção ou mastigação. Nesses casos, deve ser empregada a terapêutica medicamentosa num primeiro momento e acompanhamento e se necessário após uma drenagem cistica cirúrgica.