O DOCE VENENO : ACÚCAR X ENVELHECIMENTO PRECOCE (PARTE II)

 

Na primeira parte da TRILOGIA SOBRE OS MALEFÍCIOS DO AÇÚCAR falamos nas doenças causadas pelo consumo de açúcar.

Nesta como prometido , falaremos por que o açúcar contribui para o envelhecimento precoce.

Você já ouviu falar em Glicação ?

A glicação é uma reação na qual carboidratos, como a glicose, ou lipídeos ligam-se permanentemente a proteínas, sem a atuação de uma enzima.

Desse modo, essas proteínas sofrem modificações e impedem que as células desempenhem seus papéis direitinho.

Essa mutação leva à formação de AGEs (advanced glycation end products – ou produtos finais da glicação avançada), substâncias responsáveis pela aceleração do envelhecimento.

Entendeu o porquê da palavra Anti “Ages” – para muitos significava simplesmente anti “envelhecimento “.

Esses AGEs modificam as propriedades químicas e funcionais de células do organismo, danificando vários órgãos.

A glicação é um processo fisiológico, ou seja, acontece com todos ser nós, afinal de contas, nossa glicemia não pode ser zero.

A glicação é maléfica quando ocorre em excesso, ou quando a pessoa não produz insulina suficiente manter equilibrada sua taxa de glicemia.

Por isto, em Diabéticos a glicação ocorre em excesso, o que acaba desencadeando outros problemas associados a essa doença, como cardiopatia, retinopatia, nefropatia, cegueira, insuficiência renal, neuropatias debilitantes e doenças cardiovasculares

Os AGEs são os principais responsáveis pelos danos celulares e teciduais observados no diabetes.

Por isto, todo cuidado é pouco com os alimentos de alto índice glicêmico (balas, doces, refrigerantes, massas dentre outros) e alimentos ricos em gordura saturada e gordura trans favorecem a reação de glicação.

Também as carnes defumadas e assadas em alta temperatura, bolos e tortas já possuem AGEs em sua composição, pela adição de conservantes, corantes químicos e realçadores de sabor!

Qual a relação da glicação com o envelhecimento precoce ?

A relação é direta , por que os AGEs provocam o endurecimento e a degradação dos tecidos de suporte da pele, causando danos nas fibras dérmicas.

As células da pele vão perdendo progressivamente a elasticidade e a tonicidade, o que favorece o aparecimento de rugas na superfície da pele e flacidez.

Atualmente contamos com uma série de tratamentos estéticos para combater ou pelo menos minimizar o processo de envelhecimento como :
Acupuntura estética, toxina botulínica, preenchimento, lasers e radiofrequências que são tratamentos altamente eficazes para minimizar o envelhecimento da pele e agem em sinergia quando combinados.

Na parte cosmética , temos a milenar Cosmetologia Chinesa e também contamos com uma série de ativos presentes nos cosmecêuticos (produtos que agem na derme, a camada profunda da pele) têm ação antiglicação.

Fizemos uma listinha pra vocês :
– Aldenine: associação de proteínas de trigo e soja, hidrolisadas e tripeptídeo-1
– Algisium C: metilsilanol manuronato
– Alistin: decarboxicarnosina
– Ameliox: associação de lecitina, carnosina, tocoferol, extrato de silybum marianum e glicerina
– Coffe skin: associação de antioxidantes naturais – semente de café, rutina e glicerina
– Dragosine: L-carnosina
– Trylagen: combinação de peptídeos e proteínas
– Preventelia: tetrapeptídeo.

Temos ainda o ácido alfalipoico e o picnogenol que, associados a tecnologias de ponta como a nanotecnologia, são exemplos de ativos usados nos produtos modernos.

E os ativos consagrais e de ação reconhecidamente eficaz, como os retinóides e os alfa-hidroxiácidos, assim como as vitaminas de ação antioxidante.

Todos possuem ação antiglicação.

Mas de fato , a ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL AINDA É A MELHOR, MAIS BARATA E MAIS EFICIENTE FORMA DE RETARDAR O ENVELHECIMENTO E CONSERVAR SUA SAÚDE !

Por que 10% dos AGEs que consumimos por meio da dieta são absorvidos.

Dessa fração, cerca de 2/3 são retidos no organismo e apenas 1/3 é excretado pela urina.

Para que a glicação se dê de maneira correta, precisamos dar uma boa atenção ao que colocamos no prato.

Atenção aos alimentos que tem comprovada ação AntiEnvelhecimento :
feijões, ervilha, lentilha, chá-verde, açafrão, canela, alho, quinua, aveia, cevada, semente de chia e óleo de linhaça podem ser grandes aliados contra a formação de AGEs.

Lembre-se de acrescentarmos seu cardápio peixes de água gelada (salmão, sardinhas, truta, anchovas e arenque), que são fontes de ômega 3 e ovos enriquecidos.

Dê mais atenção às fibras, beba no mínimo dois litros de água por dia, evite alimentos industrializados e tome chá verde ou suplementos à base dessa bebida com probióticos e antioxidante.

Sendo assim, é indispensável substituir os carboidratos simples (arroz branco, pão francês e doces) por carboidratos integrais ou o açúcar refinado pelo mascavo ou mel.
Estes, apesar de terem o mesmo valor energético, possuem vitaminas e substâncias antioxidantes interessantes para a beleza da pele.

Entram na nossa lista negra do Envelhecimento: alimentos ricos em lipídios, a manteiga, a margarina e o queijo parmesão apresentam as maiores concentrações de AGEs. Alguns produtos industrializados, que encabeçam está lista são os cereais matinais, biscoitos e batatas do tipo chips ou fast-food.

Ou seja , o que você come tá na cara !!!

Na próxima fechamos a trilogia do Açúcar contando pra vocês por que o açúcar age como um FERMENTO PARA O CÂNCER!!!