Em 1802 anatomista francês Marie François Xavier Bichat, descobriu uma bola de gordura que fica logo abaixo do osso zigomático, conhecido popularmente por malar, que posteriormente foi batizada com seu sobrenome .
Mas eu aposto que ele nunca imaginou que seu nome iria estar em tantas bocas e nos sonhos de conquista de tantas pessoas mais de 2 séculos depois, por esta descoberta.
A bola de Bichat é um acúmulo de gordura na face, tem forma piramidal e seu tamanho varia de acordo com a idade.
Nas crianças são maiores, e diminuem de tamanho conforme o indivíduo envelhece.Acredita-se que a bola de Bichat tenha algumas funções, como auxiliar na sucção durante a amamentação. Isto impede que a mucosa da boca encoste uma do lado da outra durante a sucção. Isso explica o fato de as lactentes terem as bochechas maiores que crianças mais velhas.
Outra função importante da bola de Bichat é de proteção.
Esse acúmulo de gordura serve como um coxim protetor de estruturas neurovasculares da face.
BICHECTOMIA é o nome dado a cirurgia para a retirada total ou parcial da bola de Bichat.
Geralmente, o procedimento é realizado para fins estéticos e funcionais .Através de uma incisão intraoral e tem uma duração média de aproximadamente 40 minutos.
É importante salientar que esta cirurgia é irreversível. Ou seja, depois de retirada a gordura não pode ser reposta e também não volta a crescer. Por isto, o paciente tem que ter certeza do que se trata e que quer fazer. Na consulta clínica e avaliação é fundamental que se conheça os seus detalhes e cuidados necessários para que o resultado seja aquele tão sonhado.
Tem sido, a cirurgia estética funcional de eleição por milhares de pacientes que desejam diminuir o tamanho de suas bochechas para harmonizar a face e o sorriso.
É um procedimento realizado a muitos anos nos consultórios odontológicos , afinal ninguém mais indicado para tal função. Atuamos nesta área a maior parte dos nossos dias.
a indicação terapêutica principal era para pacientes que tinham o hábito de morder frequentemente a bochecha devido ao estreitamento do corredor bucal . Com a intervenção cirúrgica resolvia-se a questão e evitava o posterior aparecimento de um câncer.
Para aqueles “bochechudos” quem sofriam bullying na infância e recebia apelidos clássicos como o de “Fofão” e de “KIko” esta cirurgia era uma “mão na roda” .
Mas, a cirurgia se popularizou mesmo foi por seu efeito estético e o interesse aumentou devido às mudanças dos padrões de beleza que elegeram os rostos finos como símbolos de charme e sedução.
Ainda que a cirurgia de Bichectomia seja considerada um procedimento rápido e simples é importante que o paciente observe alguns cuidados básicos para que possa garantir a recuperação e perceber o quanto antes os resultados positivos:
- Evitar grandes esforços como atividades físicas, práticas esportivas e academia;
- Não tomar sol durante o período de sete dias;
- Tomar a medicação corretamente prescrita
- Aplicar bastante gelo para evitar qualquer tipo de inchaço;
- Evitar a ingestão de alimentos muito duros pelo período mínimo de 48 horas e dar preferência a alimentos gelados para agilizar a recuperação
- Evitar o consumo de alimentos cítricos.
Quanto aos resultados, estes começam a aparecer após 21 dias e a recuperação total e resultado final acontecem após 3 meses de realização cirúrgica.
Como a bochecha gordinha infantiliza o rosto, muitas famosas aderiram ao procedimento para ter aquele ” ar de mulherão”. E muitos famosos também … confira algumas fotos divulgadas na internet:
A moda pegou tanto que até o cantor BOCHECHA fez a Bichectomia . Confira abaixo as fotos da net:
Quem me conhece sabe… antes de fazer qualquer coisa eu estudo muito… mais muito mesmo… por anos se necessário… até que eu tenha profunda convicção e segurança.
E acima de tudo, não indico nada para os meus pacientes que eu não teria coragem de fazer em mim mesma.
Já trabalho com Harmonização Orofacial (botox, preenchimento, fios de sustentação, lipopapada enzimatica e acupuntura estética há muitos anos. Estou entre os primeiros dentistas brasileiros a usar e acreditar nesta nova realidade da odontologia.
Quanto a Bichectomia , por ser um tratamento IRREVERSÍVEL, só agora me senti confiante, após muitos anos de acompanhamento de casos clínicos, cursos , palestras e estudo de publicações cientificas .
Dia 30 de setembro /17 o Dr. Ernesto Vieira De Vilhena Serenini e o Dr. Domingos Mantelli realizaram em mim a Bichectomia .
Hoje posso indicar tranquilamente por acreditar nos benefícios da técnica e principalmente conhecer os dois ângulos – o do profissional que executa e do paciente que é atendido !!!
SIM EU INDICO !!!!
E, por fim, não custa lembrar novamente que o procedimento é irreversível, ou seja, a remoção da gordura é definitiva.