Você sabia que atatataravó da sua escova dental era Egípcia?

A  mais antiga escova dental de que se tem notícia foi encontrada numa tumba egípcia de 3000 a.C:

Era um pequeno ramo aromático com a ponta desfiada até restarem apenas as fibras.

A criação da escova de dente foi considerada uma das maiores invenções da humanidade,  devido aos incontáveis benefícios que a correta higiene bucal tem propiciado para todos desde então

A escova de cerdas apareceu na China em torno de 1498.

A haste era uma varinha de bambu ou um pedaço de osso no qual eram fixados pelos de pescoço de Javali siberianos selvagens .

 

Durante o século XVII, mercadores chineses disseminaram a novidade na Europa, onde, por causa do preço, era comum haver uma única escova para toda a família.

Já na Europa, devido à dificuldade de se encontrar Javalis selvagens, os pelos eram substituídos por cerdas de porco ou crina de cavalo.

Os pelos de javalis eram mais rígidos e causavam sangramento das gengivas, ao passo que a crina de cavalo era preferida por ser mais macia.

Essas escovas, assim como suas sucessoras de pêlo de cavalo – juntavam umidade e causavam mofo, prejudicial à higiene da boca.

Além disso, as cerdas eram pontiagudas e feriam as gengivas.

Contudo, a invenção da Escova de Dente moderna é creditada a William Addis, um comerciante Inglês, que ao passar algum tempo na prisão, se inspirou numa vassoura para criar a versão da escova de dente a partir de pelos de javali, amarrados em tufos e afixados sobre um cabo de osso com doze perfurações.

Ao sair da prisão William Addis, fez vários experimentos, substituindo o pelo de javali, por crina de cavalo, tornando-se a primeira pessoa a produzir em massa escovas de dente.

Seu invento foi um sucesso!

Sua empresa, Wisdom, fundada em 1780, usava um método de fabricação descentralizada, na qual mulheres montavam as escovas em suas próprias casas, com o pagamento vinculado à qualidade do produto e quantidade produzida.

A empresa de William Addis soube também diversificar os modelos das escovas de dente, usando diferentes tipos de pelos, que eram dirigidos para públicos-alvo distintos.

A Wisdom existe até hoje, sendo especializada em higiene oral.

 

 

Escova de Dente Elétrica

Por volta de 1880, Dr. Scott anunciou a venda da primeira escova de dente elétrica no mercado.

Embora, não houvesse realmente eletricidade envolvida no processo de uso do produto, Dr. Scott pregava que sua escova continha uma pequena haste de ferro magnetizada dentro do cabo, que ajudava a carregar continuamente as cerdas com correntes eletromagnéticas que agiam sobre a gengiva, células do nervo e raiz dos dentes, revigorando cada parte da arcada dentária.

Essa reivindicação era também feita para seus outros produtos, como: escovas de cabelo, escovas elétricas carne elétrica e espartilhos elétricos. A

núncios de suas escovas de dente elétricas apareceram na Weekly Harper em 1884. Sua invenção recebeu honrarias da comunidade médica e membros do governo britânico.

Só em 1938 surgiu, nos Estados Unidos, a Dr. West’s Miracle Tuft Toothbrush, a primeira escova de dente com cerdas de náilon.

A evolução seguinte foi a da cerda macia, que apareceu pela primeira vez no início dos anos 50.

Um das maiores empresas de higiene oral, a Oral B* foi fundada em 1945 pelo dentista Dr. Robert Huston, que criou e patenteou a primeira escova de dente com cerdas suaves e arredondadas de Nylon.

Dr. Huston também criou a marca Oral-B 60, que continha um total de 60 tufos de cerdas.

Em 2005, a Oral B foi adquirida pela Procter & Gamble, que desde 1984 passou a ter o total controle acionário da Gillette Co.

A Oral B é marca líder e referência mundial na fabricação de escovas de dente, fios dentais, cremes dentais e diversos outros produtos para higiene bucal.

 

A TEK foi a primeira escova de dente lançada pela Johnson & Johnson nos anos 60 no mercado brasileiro. Se você tem mais de 30 anos com certeza já empunhou uma destas gracinhas:

 

Outras marcas como York, Kolynos, Prophylactic e Bukol também fizeram parte da nossa história.

Desde as primeiras varas de mascar primitivas até hoje, o produto passou por diversas inovações tecnológicas a partir da introdução de materiais sintéticos.

Através de estudos e pesquisas, mudanças foram realizadas visando a melhor limpeza e escovação dos dentes.

O cabo se tornou mais ergonômico, as cerdas se tornaram mais flexíveis, macias e eficazes.

Atualmente o mercado de escova de dentes é formado por milhares de marcas, modelos e versões do produto, atendendo aos diversos segmentos existentes.

O mercado de escovas de dentes cresce a cada dia,  através uma infinidade de marcas, modelos, versões, cores, tamanhos e preços.

Embora infelizmente ainda exista muita gente que não tem acesso à escovação, devido ao baixo nível de renda e ou instrução.

Quando ampliamos a visão para o mercado de higiene bucal, podemos verificar que existe uma infinidade de produtos que complementam a escovação: fios e fitas dentais, limpadores de línguas, assim como diversos outros aparelhos que ajudam a manter a boca e a arcada dentária saudável.

Mas em outros post vamos conhecer a história de cada um deles .

E você já escovou seus dentes hoje?