Por serem injetáveis, a confusão mais frequente é achar que a indicação, ação e o resultado da toxina botulínica (conhecida popularmente por Botox – primeira marca comercial lançada) e do preenchimento são as mesmas.
Ambos são conhecidos por sua eficácia em amenizar rugas, prevenir sinais profundos, repor o volume perdido com o tempo, combater flacidez e aumentar os lábios, principalmente.
Mas existem algumas diferenças importantes entre eles, que é preciso conhecer, para escolher a melhor técnica para cada caso, ou mesmo, a associação das duas técnicas para obtenção do resultado almejado.
Então para esclarecer isto, resolvi fazer aqui um TOP 10 , com as dúvidas mais frequentes que aparecem no consultório, vamos lá:
1º) Dentista pode aplicar Botox e preenchimento?
Começo a responder esta pergunta com um SIM, bem catergórico, para não restar mais dúvidas sobre isto, sabia que : ” Espelhinho, espátulas e motorzinho não são mais as únicas estrelas do kit de instrumentos de trabalho dos dentistas.
A seringa com toxina botulínica e de preenchedor com ácido hialurônico, também fazem parte dos itens que são usados para os exercício da profissão.
De acordo com a Resolução 176/2016, o Conselho Federal de Odontologia decidiu por autorizar a utilização da toxina botulínica e dos preenchedores faciais pelo cirurgião-dentista, para fins terapêuticos funcionais e/ou estéticos, desde que não extrapole sua área anatômica de atuação.
De acordo com a orientação, a área anatômica de atuação clínico-cirúrgica do cirurgião-dentista é superiormente ao osso hioide, até o limite do ponto násio (ossos próprios de nariz) e anteriormente ao tragus, abrangendo estruturas anexas e afins.
Para os casos de procedimentos não cirúrgicos, de finalidade estética de harmonização facial em sua amplitude, inclui-se também o terço superior da face.
Ou seja: os dentistas podem aplicar botox e preenchimento para fins estéticos em toda a face.
É bom esclarecer que, em muitos países, a formação para o exercício da odontologia é a medicina.
No Brasil, não há faculdades específicas e não existe legislação que proíba o cirurgião-dentista de realizar procedimentos estéticos na face, até porque o entendimento é de que eles são profissionais capacitados para fazer intervenções diversas nesta região.
Esclarecido isto… vamos seguir com as outras dúvidas frequentes:
2º) Qual a Diferença básica entre botox e preenchimento?
Por serem injetáveis, a confusão mais frequente é achar que o mecanismo de ação da toxina botulínica e do preenchimento é o mesmo, mas não é, como já dissemos anteriormente.
A toxina age paralisando o músculo.
Ao evitar essa movimentação, ela impede a contração muscular, que é o que forma a ruga.
E para as rugas que já existem, esse relaxamento da musculatura suaviza os vincos.
O Preenchimento como o próprio nome diz , PREENCHE, ou seja, repõe o volume perdido de determinadas áreas da face e melhora visivelmente o contorno do rosto, atuando, por consequência, na redução da flacidez.
Na prática, é assim que funciona:
A toxina botulínica traz naturalidade e um ar descansado ao rosto, amenizando rugas existentes e prevenindo futuras marca . Sabe aquela cara de quem acordou completamente relaxada… parecendo que tem um ventinho soprando no rosto… é disto que eu estou falando…rs
O preenchimento com AH age dando volume à pele, por que com o tempo perdemos ” água” da pele… e vamos murchando com se fosse a pétala de uma hora e consequentemente as temidas marcas vão aparecendo.
3º) Em que partes do rosto se aplica cada um?
A toxina botulínica , vulgo Botox, pode ser aplicado para:
- o Botox tem o poder de levantar a região das sobrancelhas
- Diminuir a sobra de pele da pálpebra superior,
- Rugas entre as sobrancelhas (glabela);
- Linhas ao redor dos olhos (pés de galinha)
- Efeitos que rejuvenescem o olhar.
- Rugas da testa e do queixo e em torno da boca
- Vincos verticais do pescoço e linhas que se formam no colo.
Todas as rugas dinâmicas , que são quelas que aparecem quando estamos franzindo a testa ou sorrindo, podem ser tratadas com toxina botulínica. Tudo deve ser feito com muita naturalidade, claro.
Já o preenchimento com ácido hialurônico pode ser aplicado:
- Dorso do nariz para eliminar marquinhas;
- Maçãs do rosto, aumentando o tônus e o volume da região;
- Rugas em volta da boca e nos cantos da boca;
- Região da mandíbula e das têmporas;
- Lábios, repondo volume e amenizando o aspecto de boca muito fina;
- Áreas de sombra do rosto : abaixo do nariz, nas olheiras, na base da sobrancelha e na área entre a narina e o canto da boca.
4º)Qual o segredo para o resultado ser natural e satisfatório?
Como em todo tratamento estético, seja corporal, dental ou facial, o segredo do sucesso é o bom senso estético do profissional, e a cautela na quantidade de produto.
O profissional deve ter profundo conhecimento anatômico, conhecer em profundidade cada material utilizado, bem com indicações, contra indicações e efeitos colaterais. E isto é obtido com muito estudo e seriedade e dedicação.
Não se pode jamais priorizar a estética em detrimento da sáude e segura em qualquer situação que seja, esta é a minha forma de pensar e agir.
Saúde e beleza podem e devem andar de mãos dadas.
5º)Quais os riscos do botox e do preenchimento?
Entre os maiores riscos da toxina botulínica, estão o exagero na dosagem e a aplicação em regiões erradas, que pode resultar em pálpebra caída; efeito “máscara”, de congelamento das feições, e em assimetria, isto é, um lado ficar diferente do outro.
Como o ácido hialurônico pode ser aplicado em três densidades, alta, média e baixa, além de uma análise rigorosa das regiões necessitadas de preenchimento, fazer a escolha certa do tipo de produto é crucial.
Por exemplo: o “Bigode Chinês ” ou sulco nasogeniano [área entre nariz e boca] muito pronunciado é preenchido com AH de média densidade, mas para a sustentação das bochechas se deve utilizar AH de alta densidade.
Outro cuidado importante para manter a naturalidade é aplicar em menores quantidades e em mais sessões, para que o efeito seja gradativo, evitando, assim, o risco de um resultado exagerado.
Eu pessoalmente não gosto de “SOBRECORREÇÕES” acho que fica carricato… a boca da Angelina Jolie é maravilhosa… mas infelizmente não ficaria natural em mim…rs
6º)Quais as chances de insatisfação com as técnicas?
A receita certa do fracasso para mim se resume em:
- Falta de bom senso do profissional que pode exagerar na dose
- Falta de conhecimento anatômico pelo profissional que pode errar a área de aplicação.
- Pacientes que estando insatisfeitos com sua vida pessoal, recorrem a tratamentos estéticos, como se fossem sua tábua de salvação, com a “ilusão” que vão se transformar em outra pessoa, ou que voltaram a ter a “carinha de bebê ” que tinham aos 18 anos de idade.
Para que isto não ocorra profissional e paciente devem ter uma conversa fraca e aberta sobre os resultados reais e as expectativas do paciente que muitas vezes podem estar distorcidas da realidade.
7º)Existe a indicação de aplicação para a prevenção de rugas e de novos sinais?
Sim , hoje a indicação é realizar a primeira aplicação por volta dos 28 anos anos, ou a partir do momento que a pele já começa da dar sinais de perda de colágeno e começa a apresentar os primeiros sinais de flacidez e rugas de expressão.
A toxina botulínica tem alto poder preventivo, já que a paralisação muscular que ela provoca impede a contração da região, evitando assim a formação de novas rugas.
Já o preenchimento com ácido hialurônico de baixa densidade tem alto poder de hidratar a cútis e estimular o colágeno – dois mecanismos potentes para prevenir sinais da idade.
8º)Além das rugas quais as outras indicações do Botox ?
Na odontologia é usada em vária áreas, como Implante, Ortodontia,Prótese, Periodontia e Oclusão.
Na Implantodontia, como agente coadjuvante no pré-operatório para protocolos de cargas imediatas , bem como, a recuperação da função após uma nova recolocação protética.
Sorriso Gengival é quando parte da gengiva superior fica exposta quando a pessoa sorri. O excesso de gengiva pode comprometer a harmonia do sorriso de acordo com os padrões de simetria facial.
A hipertrofia do músculo masseter é uma alteração incomum, de etiopatogenia ainda não definida que se manifesta em jovens, na maioria das vezes, gerando desconforto estético. Na Disfunção Têmporo Mandibular(Disfunções na ATM), com diminuição das Cefaléias Tensionais(enxaquecas), causando alívio em pacientes que sofrem com este mal do terceiro milênio.
Tratamento do Bruxismo e apertamento, com pressionamento muscular exacerbado, causando dor nas ATMs, ruídos nas ATMs, dor de cabeça,dor muscular, fadiga muscular,, contratura muscular, atrofia muscular, fraqueza muscular, miosite, dor facial, dificuldade de abrir a boca, dores de ouvido, desgastes dentais, zumbido de origem muscular,travamento mandibular aberto, dificuldade de mastigar e mudança na postura da cabeça.
9º) Quanto tempo dura o efeito de cada um?
A toxina botulínica, independente da marca, dura cerca de 3 a 4 meses, existem pacientes que relatam que o efeito começa a dimunuir após 2 meses em regiões onde existe muita tensão muscular e também existem pacientes que relatam que o efeito neles chega a durar 6 meses.
Isto depende muito do aspecto individual de cada paciente e da qualidade de vida que cada um tem.
A duração do preenchimento, depende muito da concentração de cada produto, por exemplo, a concentração do produto tem que ser menor para os lábios, para dar um aspecto natural.
Quanto menor a concentração do produto menor a duração. Ou seja, os menos concentrados chegam a durar de 9 meses a 1 ano e os mais concentrados podem chegar a durar 24 meses.
10º) Fazer botox e preenchimento é caro?
Preço e valor são dois conceitos muito relativos. Depende do que você quer para sua vida. Do que te faz feliz, do que te gera satisfação pessoal e te deixa de bem com a sua autoestima.
Mas, só com efeito de ilustrar: se você faz as unhas dos pés e das mãos semanalmente , pagando em média R$30,00 reais, você gasta por ano, considerando que a maioria dos meses tem 5 semanas, R$ 1.800,00 reais. E este dinheiro é suficiente para manter seu botox em dia o ano todo.
Conheço pessoas que gastam mais com produtos de limpeza do chão da casa que com seu próprio rosto. Outras pessoas que eu conheço gastam em amaciante para roupas que para hidratar sua pele. Para fazer a revisão dos seus carros, chegam a gastar em cada vez quase R$1.000,00.
Em cada abastecida no posto de gasolina cerca de R$200,00 reais. Então para mim a resposta :
CUIDAR DE VOCÊ NÃO É GASTO É INVESTIMENTO!!!