Nas últimas semanas o caso da modelo Renata Banhara, foi muito falado tanto na TV quanto nos sites de notícias e nas redes sociais.
Isto por que a modelo gravou um vídeo contando que fez um tratamento de canal há alguns anos e que, apesar de o procedimento ter sido realizado com sucesso, acabou formando uma infecção assintomática com o passar do tempo. Essa infecção teria se alastrado pelos ossos da face até chegar ao cérebro – deixando Renata em estado crítico de saúde.
Por estes mesmos meios, soube que modelo recentemente foi submetida a duas cirurgias no cérebro no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, por conta de uma infecção que aparentemente teve início em um dente e isto reafirma a importância de fazer check-ups regulares com um cirurgião-dentista.
A boca é um lugar propício para infecções.
Infecções odontológicas e periodontais da boca podem abrigar até 500 espécies de microflora, que se introduzem na corrente sanguínea e podem causar bacteremia, levando a infecção sistêmica.
Conheça os alguns problemas e doenças que podem ter sua origem na boca :
- Muitos estudos que demonstram a presença de lesões ou problemas cardíacos têm origem dental, entre eles incluem endocardite infecciosa, miocardite aguda bacteriana, infecções de angina e infarto agudo.
- Outros estudos revelam maior índice de aterosclerose e osteomielite em pacientes portadores de infecções dentais crônicas.
- Também há casos de AVC (acidente vascular cerebral), abscesso cerebral, trombose do sério cavernoso, enfarte cerebral e sinusite relacionados a bactérias da cavidade oral.
- Estudos comprovam a grande evidência de partos prematuros e gravidez anormal em função de infecções odontogênicas.
- A febre reumática , febre persistente, neuralgia do trigêmeo, doença inflamatória intestinal, urticária crônicas, estão também fortemente associada a infecções bucais crônicas .
- E mesmo a infecção generalizada , SEPSE, embora mais rara e na maioria das vezes fatal, pode sim ter origem também na boca .
- Enfim, é preciso destacar que o cirurgião-dentista atua justamente com procedimentos de combate à infecção e, até por isso, é atualmente sua presença é fundamental em ambientes hospitalares, diminuindo o número de mortes e o tempo de internações em UTI.
- Determinadas situações clínicas podem facilitar a infecção dos canais radiculares e da própria região apical ( pontinha da raiz do dente).
- Nestes casos, pode ser observada a formação de uma lesão de crescimento lento, gradual e assintomática, que muitas vezes pode resistir ao mecanismo imunológico e ao tratamento endodôntico convencional, é o que chamamos de CISTOS PERIAPICAIS.
Nestes casos é feita uma pequena cirurgia para retirar esta lesão e a pontinha do dente. Prevenção, neste caso, é palavra-chave.
É fundamental fazer uma manutenção periódica, com controle radiografias , principalmente daqueles dentes que sofreram restaurações profundas, tratamentos endodônticos ou periodontais.
No tratamento de canal é necessário realizar o isolamento absoluto do dente em questão para impedir que a saliva ou qualquer bactéria da cavidade oral penetre no sistema de canais radiculares.
A restauração dental deve ser realizada o mais rapidamente possível, a fim de blindar e manter a desinfecção. Esse é o ponto de partida para a recuperação do paciente.
Grandes causadores de doenças sistêmicas são as doenças periodontais, que são inflamações nos tecidos que estão ao redor dos dentes . Que geralmente são indolores e seus primeiros sinais são o sangramento ao escovar os dentes e passar o fio dental .
Fazer visitas periódicas e controles radiográficos podem definir o seu futuro, por que de uma forma bem simplista podemos dizer que sim, UM DENTE PODE MATAR VOCÊ!!!